[ editar artigo]

11 Ferramentas didáticas para seu curso on-line

11 Ferramentas didáticas para seu curso on-line

Aqui você encontrará 11 ferramentas didáticas para usar nas aulas de seu curso on-line.

Desta forma, além de sua especialidade e experiência, suas aulas serão incríveis e trarão muito mais engajamento para seus alunos.

Eu mesmo já usei todas elas, afinal de contas, são mais de 100 cursos online já produzidos ao longo de minha carreira.

Por que ferramentas didáticas são importantes?

Mesmo você sendo um especialista incrível, ainda assim é importante ter clareza didática na entrega de seu conteúdo, principalmente, aquele que compõe o seu curso ou treinamento online.

Ferramentas usadas com o objetivo didático são essenciais para uma melhor experiência de aprendizado.

Alunos engajados ajudam também seu próximo lançamento de curso online. Isso é a consequência de uma entrega bem feita e entregas são fundamentais no marketing digital.

Use minhas sugestões aqui e compreenda que nem todas as ferramentas são essencialmente para o ensino, mas usadas de forma lúdica tornam-se grandes aliadas pedagógicas.

Estão pronto para estas ferramentas didáticas?

11 ferramentas didáticas

Listo aqui todas elas, com seus respectivos links e irei comentar cada uma delas. Ao final, gostaria de pedir a você um comentário a respeito desta postagem, respondendo a seguinte questão:

Essas ferramentas didáticas são de ajuda para você ao elaborar o roteiro de suas aulas ou mesmo o seu plano de curso?

  1. Mindmeister;
  2. Trello;
  3. Freepik;
  4. 5 minutes lesson plan;
  5. Prezi;
  6. Notion;
  7. Quizlet;
  8. Asana;
  9. Google Drive;
  10. Flip;
  11. Vimeo.

Com essas ferramentas lúdicas, você compreenderá que suas aulas serão muito mais organizadas e planejadas. Assim, evita-se enormes erros no seu curso online.

1) Mindmeister

Uma ferramenta didática extremamente eficiente para visualizar conceitos abstratos e subjetivos.

Trata-se de um criador de mapas mentais com diversas aplicações, interações entre linguagens e organizador.

Você pode usar ele em suas aulas ou mesmo criar seu plano de curso usando essa ferramenta de forma lúdica.

Existe uma versão para smartphones e tablets, mas recomendo usar ele em PC mesmo.

2) Trello

Ótima ferramenta que pode ser usada no seu computador ou mesmo em seu smartphone.

Em ambas as versões, a experiência é muito boa, pois trata-se de um organizador por fichas e você pode criar diversas organizações, catalogar tarefas, compartilhar projetos didáticos e materiais complementares.

Eu mesmo usei ele para criar uma CHECK LIST para listar todos os vídeos que precisam ser produzidos dentro de um lançamento de curso online.

Pode conferir nesse link.

3) Freepik

Esse site se trata de um grande banco de imagens e vetores pertinentes a muitos temas. No meu caso, uso em diversas situações.

Inclusive, esse site traz também vetores para modelos de certificados, o que acho muito interessante.

Além disso, ele também traz sugestões para design de aulas em powerpoint, infográficos, gráficos, entre outros designs pertinentes a seus interesses didáticos.

Existe uma versão para IOS e Android, mas a experiência fica melhor em computador.

4) 5 minutes lesson plan

Ótima ferramenta didática para criar roteiros de aula. Ele traz uma interface bem simples, intuitiva, dinâmica e de fácil adaptação de tela.

Porém, não encontrei até essa postagem a versão para smartphones.

Como essa ferramenta é nativa do inglês, recomendo que você acesse pelo navegador Google Chrome, pois a tradução é bastante importante na experiência.

Você como professor poderá entender conceitos simples na elaboração de sua própria aula.

5) Prezi

Ótima ferramenta de apresentação de projetos, aulas e eventos. A forma como ela interage em movimento é o que dá grande diferencial sobre seu concorrente direto, ou seja, o PowerPoint.

Certamente, ainda há o recurso para se fazer vídeos usando o ambiente da ferramenta. Isso pode ser uma alternativa num provável vídeo de vendas, caso seja necessário.

Assim como o Mindmeister, o Prezi funciona melhor dentro de um computador, mas existe sim a versão em app nas lojas IOS e Android.

6) Notion

Mais uma ótima ferramenta de interação e compartilhamento com inúmeras possibilidades de organização de informações.

A ambientação, seja em app ou em computador, é muito eficiente. Você pode criar projetos compartilhados e a atualização é imediata.

Uso muito o Notion para organizar projetos em comunidades, estabelecer camadas hierárquicas e criar um calendário de produção.

Mas, você pode usar ele da melhor forma que sua demanda exigir de você. Sugiro sempre buscar a experiência, pois as aplicações podem ser diferentes e igualmente ricas.

7) Quizlet

O Quizlet ajuda professores a engajarem alunos de todos os níveis com materiais baseados no conteúdo curricular, jogos e métodos interativos de estudos.

Trata-se de uma ferramenta de compartilhamento de experiências didáticas. Com isso, você pode encontrar trilhas já prontas para usar como se fossem templates didáticos.

Essa ferramenta traz a possibilidade de você criar uma lista de tarefas, atividades, exercícios ou até metas de estudos. Ele lhe dá o controle sobre a produtividade dos participantes.

Há também ferramentas de organização de tarefas coletivas. Você pode simular trabalhos em equipe com esse ambiente.

Vale a pena experimentar e dizer se essa ferramenta pode lhe ajudar numa melhor entrega didática em suas estratégias de EAD.

8) Asana

O Asana é um grande gestor de projetos. Ele pode estar atrelado a atividades didáticas que você precisa controlar, principalmente, caso seja necessário estabelecer camadas de interação ou acesso.

Ele também promete trazer diversas ferramentas para um único ambiente. Há quem prefira o Trello ao Asana, mas é uma ferramenta de controles muito eficiente.

A versão em smartphones é também bastante eficiente, pois traz uma intuitiva experiência.

Você também pode estabelecer calendários de produção e processos compartilhando metas e objetivos com sua equipe ou até alunos.

9) Google Drive

Pode ser meio simples, mas a ferramenta é incrível. Não há comparação, principalmente, porque funciona como um arquivo online usando a nuvem virtual a seu favor.

Com o Drive, tudo mudou em questão de compartilhamento e hoje você tem em qualquer conta 15G à disposição sem qualquer custo.

Nele guardo trechos de vídeos, filmes, músicas e outras ferramentas didáticas que podem ajudar como materiais de apoio ao propósito de cada aula.

Com muita facilidade, é possível gerar links de compartilhamentos hierárquicos de textos, documentos, gráficos, planilhas e outros arquivos.

É Google, não é mesmo?

10) Flip

O Flip é uma ferramenta de comunidade com diversas interações de compartilhamento, além de ambiente de aula.

Ele usa muito as interações em vídeo, sejam em ligações ou postagens de vídeos para materiais complementares didáticos.

O Flip tem grande aplicação em salas de aulas do ensino fundamental e médio da costa oeste dos EUA, mas já tem uma versão nativa para o espanhol.

Não há versão em português ainda. Mas, com a tradução de um navegador adequado, você pode usar ele para suas estratégias de entrega didática.

Ele tenta trazer diversas ferramentas de cursos e treinamentos online, tal como se juntasse o ZOOM com algum ambiente didático diagramado para tal numa mesma tela.

Vale a experiência. Só fique atento aos custos da ferramenta, pois é em dólar.

11) Vimeo

Ótima plataforma de postagem de vídeos. O Vimeo, à princípio, parecia ser concorrente do YouTube, mas o tempo provou seu valor para os produtores de curso online.

Com uma interface bastante intuitiva, o Vimeo é minha ferramenta de postagem de aulas. A segurança é muito maior perante os outros apps de postagens e tem camadas de assinaturas bem acessíveis.

Inclusive, faço uma análise bastante completa nesse vídeo falando sobre as vantagens ou desvantagens do Vimeo diante do Youtube.

Vale lembrar que o Vimeo não funciona como ambiente de interação dos alunos. É preciso usar outra plataforma para embedar (compartilhar) as aulas já postadas no Vimeo.

Uso essa aqui ao qual você está acessando este conteúdo, ou seja, Duopana. Mas, você pode usar o Hotmart, Eduzz ou Monetizze.

Há muito mais alternativas, mas as ferramentas convergidas num ambiente são mais vantajosas.

Quais são suas ferramentas de ensino on-line favoritas?

Ensinar online em uma sala de aula virtual é mais fácil do que parece – a parte difícil é se acostumar.

Depois de ter as ferramentas necessárias para ser eficiente e envolvente, cada lição é mais fácil do que a anterior.

Mas, agora é a sua vez. Quais ferramentas você já usa? Quais são as ferramentas didáticas que você não conhecia?

Compartilhe aqui seus comentários e participe também da comunidade postando suas experiências. Tenho certeza que teremos muito a compartilhar com outros produtores de conteúdo e de cursos e treinamentos online.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Produtor de cursos e treinamentos online, educador, escritor e comunicador experiente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você