[ editar artigo]

3 métodos de aprendizagem para seu curso on-line

3 métodos de aprendizagem para seu curso on-line

Aqui você encontrará 3 métodos de aprendizagem para seu curso on-line e poderá também personalizar grande parte de seu conteúdo com esse conhecimento.

Caso você ainda não tenha começado seu plano de curso, certamente, irá se inspirar com essas sugestões didáticas, uma vez que seu objetivo seja mesmo fazer um lançamento de curso online.

Aliás, um dos grandes desafios de um produtor de conteúdo ou até produtor de curso on-line é, justamente, evitar erros. Por isso, é relevante você também construir seu plano de curso com dicas já validadas por mim e tantos outros produtores.

✅ Objetivos claros são fundamentais

Antes de poder escolher um método de aprendizagem, ou mesmo criar um curso, você precisa conhecer o objetivo do seu treinamento.

Tenha em mente o que você deseja alcançar através deste treinamento.

Definir isso dará clareza aos seus alunos e criará um caminho claro para alcançar as metas de aprendizado de sua empresa.

Os objetivos de treinamento são o resultado mensurável pretendido que seus alunos alcançarão quando terminarem um curso. Ao criá-los, é crucial detalhar o conhecimento que será adquirido e o que os alunos poderão alcançar ao aprender essas informações.

Mantenha-os concisos e use declarações focadas que descrevam o que cada curso realizará. E, mais importante, como eles ajudarão a alcançar os objetivos do negócio.

Com seus objetivos definidos, é hora de encontrar os melhores métodos de aprendizagem online para seus alunos.

🛑 Tipos de métodos de treinamento online

Há muitas maneiras diferentes de envolver seus alunos. É provável que, ao longo de um programa de treinamento, você precise combinar diferentes tipos de métodos de aprendizagem para obter os melhores resultados.

Aqui, exploramos 3 dos métodos didáticos bem sucedidos para alunos on-line.

  • Webinars / sessões de aprendizado ao vivo;
  • Vídeos;
  • Aprendizagem social.

📌 Webinars /sessões de aprendizado ao vivo

Fácil de usar e sem falta de opções de software, webinars ou sessões de aprendizado ao vivo são um método fundamental para utilizar em programas de aprendizado online.

Você tem a capacidade de realizar salas de aula virtuais conduzidas por instrutores , que possuem aspectos semelhantes às presenciais.

Por exemplo, em muitas ferramentas de webinar, os alunos têm a opção de levantar a mão para fazer uma pergunta ou compartilhar feedback, tornando a experiência o mais próxima possível da experiência presencial.

Essa interação ao vivo, usando a ferramenta de transmissão, seja pelo YouTube ou outra plataforma, também pode ser caracterizada por curso online.

Os webinars são o tipo de treinamento perfeito para reutilizar o conteúdo do curso futuro. Feito em alguns cliques, você pode gravar suas sessões e salvá-las para mais tarde.

O Zoom é uma ótima ferramenta, mas também temos o Google Meet e o próprio YouTube. Com mais investimentos, você pode ter plataformas mais preparadas para transmissões, tal como o Vimeo e até o Twitch.

🎬 Vídeos

Outro método de aprendizado que amamos é o vídeo.

Seja um vídeo de integração de funcionários ou uma demonstração de produto para clientes, o único objetivo de um vídeo de treinamento é educar ou instruir seus alunos sobre um tópico específico, ensinar uma habilidade ou compartilhar informações.

Você pode usar vários métodos para criar um vídeo para treinamento on-line, e há muitos softwares para ajudá-lo.

Faço diversas gravações com equipamentos diferentes. Sempre provo que não se trata de equipamento, mas de habilidade e de profundidade de conteúdo. Gravar e editar são apenas etapas para que o conteúdo seja entregue, seja em curso on-line ou treinamento on-line.

Meu software de edição de vídeo favorito é o Adobe Premiere, mas existem outros aplicativos e programas capazes de dar a você a experiência de editar vídeos.

Você também pode usar vídeos de captura de tela. Não é necessária uma captura do professor. O importante é compreender como a didática será bem explorada com a linguagem dos vídeos.

O Camtasia da TechSmith é uma ótima opção para capturar telas.

Isso permite gravar rapidamente um processo para que você possa mostrar aos alunos como fazê-lo em vez de dizer a eles.

Outra ótima maneira de fazer do vídeo um método de treinamento é através do PowerPoint. Isso é útil porque significa que qualquer apresentação que você tenha em arquivo pode ser reaproveitada para treinamento.

Você pode até adicionar uma narração para falar durante a apresentação e capturar a atenção de seus alunos.

🤝 Aprendizagem social

A aprendizagem social desempenha um papel significativo na retenção de conhecimento, tornando-se um método fundamental de treinamento online.

Pense nisso – quando as pessoas se envolvem em uma discussão importante ou animada, elas tendem a se lembrar melhor das informações.

Por quê?

Porque eles contribuíram para o tema e, como resultado, se relacionam com ele em um nível pessoal.

Se você possui um sistema de gerenciamento de aprendizado, tal como essa plataforma, você pode explorar bem as funcionalidades dela. Essa plataforma está estruturada para ser também uma comunidade, além de receber aulas compartilhadas de outros sistemas de vídeos online.

Isso fornece um ambiente onde os alunos podem:

  • Contribuir e interagir
  • Observar as contribuições e conversas dos outros

Os alunos podem observar as discussões dos outros, permitindo-lhes aprender com as experiências dos outros e ganhar novas perspectivas.

 

👀 Existe uma maneira mais fácil?

Embora cada um desses métodos de aprendizagem on-line possa ser usado de forma independente, eles geralmente são muito mais eficazes quando usados ​​em combinação.

Mas, esses métodos em silos podem ser sincronizados por meio do armazenamento centralizado.

Há inúmeros softwares de gestão e planejamento. Use estes apps para construir uma organização didática e estabelecer planejamento sobre suas ideias, atitudes e até produção.

Faça uso de uma corrente didática que possa dar a sua proposta de transformação viabilidade.

Aprofunde-se mais em informações relevantes de sua audiência antes de fazer qualquer planejamento. Saiba para quem você precisa criar conteúdo.

 

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Produtor de cursos e treinamentos online, educador, escritor e comunicador experiente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você