[ editar artigo]

Audiência: pra que serve isso nas redes sociais?

Audiência: pra que serve isso nas redes sociais?

Audiência é muito importante para o produtor de conteúdo e também de cursos online. É ela que traz uma série de elementos importantes para vender curso online nas redes sociais.

No entanto, por que é importante compreender as características deste tema?

Aqui nesse artigo você entenderá isso.

Além disso, irá compreender também como alimentar essa audiência com conteúdo para fidelizar, gerar autoridade e construir resultados.

Antes de tudo, é importante compreender que o foco deste conteúdo é dar a você maiores reflexões sobre a construção de resultados, principalmente, levando em consideração a geração de resultados para produtores de curso online.


Aqui você verá:

  • 3 perguntas para identificar a audiência;
  • Por que refletir sobre a audiência;
  • Usar a audiência de forma honesta e fiel;
  • Gerar audiência defensora.

Certamente, é relevante que entenda como construir conexões com a audiência para trazer, efetivamente, melhores condições para estabelecer vínculos e interesses.

Vale lembrar que tudo isso está vinculado, diretamente, ao perfil, ou seja, a persona idealizada para receber seu conteúdo exclusivo.

Outro ponto importante é compreender o que é resultado construído. Aqui estou falando de inscrições em eventuais lançamentos para seu curso online.

Um público fidelizado é resultado construído. Principalmente, por perceber esse processo como caminho de reconhecimento orgânico, seu trabalho deve ser focado em qualidade de conteúdo para apaixonar o seu público.

Quais são as 3 perguntas para identificar a audiência?

  1. Qual o meu propósito como produtor de conteúdo nas redes sociais?
  2. Qual o perfil da audiência que eu desejo me comunicar?
  3. O que eu quero que a audiência faça a partir do meu conteúdo compartilhado?

Cada pergunta estabelece uma ordem relevante para a sua existência como produtor de conteúdo. Afinal de contas, o que você deseja com todo o trabalho que irá realizar ao produzir conteúdo?

Por isso, é importante responder cada uma delas com máximo de clareza para compreender a trilha a ser traçada para o seu objetivo final.

Qual o meu propósito como produtor de conteúdo nas redes sociais?

Certamente, qualquer atividade precisa estar pautada pelo que você deseja alcançar. Você quer ensinar pessoas alguma experiência sua?

Você deseja compartilhar soluções em algum aspecto?

Você quer melhorar a vida dos outros com seus conhecimentos?

Quer formar profissionais?

Quer entreter pessoas?

Veja quantas sugestões temos a partir destas questões.

Desta forma, aquilo que lhe move como propósito também encanta a futura audiência. Aquilo que lhe motiva será perceptível diante uma audiência aprendiz, interessada.

Seu propósito será visível, inclusive, sobre a transformação da audiência perante seu conteúdo. E, isso é mágico.

Qual o perfil da audiência que eu desejo me comunicar?

Definindo o propósito, há de certa forma clareza no perfil da audiência. Porque a audiência fará parte do propósito de transformação.

No entanto, como compreender quem é a audiência? Faça perguntas a ela. Coloque-se no lugar de quem será o consumidor do seu conteúdo. O que ela terá de benefícios a ler ou assistir sua produção?

Definir a persona, usando uma linguagem bem simplista do marketing digital, é relevante para traçar até o grau do conteúdo produzido. Não adianta você produzir um conteúdo que não esteja alinhado com as expectativas da audiência.

Qual o grau de escolaridade? Existe algum padrão sobre as condições sociais desta audiência? Quais os anseios, desejos da audiência? Quem compreenderá aquilo que você está comunicando?

Questões como essas trazem luz à qualidade do conteúdo produzido. Assim, você define também a melhor linguagem a ser usada para que a audiência compreenda.

Defina a persona e siga firme com uma organização de conteúdo e cronograma de postagens.

O que eu quero que a audiência faça a partir do meu conteúdo compartilhado?

Você criou uma rotina de postagens nas redes sociais. E agora?

Essa pergunta lembra você sobre a relevância do CALL TO ACTION (chamada para a ação). Você sabe o que essa expressão significa?

A chamada para a ação é o comando que você dá para a audiência durante a execução do seu conteúdo.

Lembra da expressão "Você já curtiu esse conteúdo"? "Você já se inscreveu no meu canal"?

Essas frases simples durante um vídeo ou um texto publicado são comandos que os produtores de conteúdo usam para dizer à audiência o que se espera dela diante o compartilhamento das postagens.

No caso dos produtores de curso online são as inscrições, o acesso, a venda de cursos. Por isso, você precisa deixar claro qual o comando que deseja para cada conteúdo postado.

Certamente, não usará o mesmo comando para tudo. Mas, é relevante perceber qual o melhor comando para também não estressar a audiência sempre. O que lhe move é o propósito, não o Call To Action. Porém, é fundamental a existência dele.

Por que refletir sobre a audiência?

Com certeza, quem domina com clareza os aspectos técnicos da comunicação, sabe como usar com grande eficiência aquilo que produz como conteúdo.

Uma audiência engajada, como dito antes, é uma audiência fiel.

Usar os aspectos genéricos da comunicação sem compreender a aplicação de cada elemento de divulgação ou proposição de qualidade, faz o conteúdo ser desinteressante.

O público não se conecta com conteúdos especializados que não se aprofundam em questões do seu universo técnico.

Este texto é um exemplo claro e vivo sobre aquilo que estou afirmando aqui. Ele se propõe a compreender a relevância do público que orbita em suas redes sociais.

Veja como ele se posiciona com grande profundidade mediante apenas um aspecto relativo ao marketing digital. Só estou falando sobre a relevância desta audiência. E cada vez mais que desenvolvo esse material, mais construo reflexões propositivas aos seus objetivos de aplicação.

Se eu não conhecesse a minha audiência, provavelmente, não conquistaria fieis que acompanham este conteúdo pelo blog ou mesmo pelas minhas redes sociais.

Inclusive, há também grande importância para o aspecto da congruência associado ao seu conteúdo. Mas, isso é um papo para outra postagem.

Usar a audiência de forma honesta

Não engane a audiência. Não use ela para objetivos sinuosos, obscuros, tortuosos ao seu propósito.

A audiência não quer ser tratada como um extrato social.

Ela interage.

Ela se envolve em perfis propositivos.

Ela não quer ser desrespeitada. Por isso, saiba exatamente o que quer da audiência para deixar claro também seus objetivos.

Uma audiência feliz, realizada, valorizada, cria conexões fortes com o produtor de conteúdo.

Desta forma, ela pode também ajudar muito você a construir os objetivos que deseja a partir do seu propósito.

A audiência se torna defensora do seu propósito. E, a partir do engajamento da audiência, sua capacidade de se tornar relevante aumenta muito.

Ela também se identifica com o propósito e o ajuda de forma orgânica.

Desta forma, você começa a criar uma rede de realizações que permeiam o seu propósito. Assim, você cresce e o seu projeto de realizações o acompanha neste crescimento, inclusive, dando a você grande autoridade.

Conclusão

Dúvidas?

Você pode enviar suas dúvidas aqui.

Você também poderá escrever neste blog sobre questões que permeiam a produção e marketing de cursos online.

Assim, poderemos gerar grande poder de realização para os produtores de curso online e também os alunos que irão consumir seus infoprodutos.

 

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Produtor de cursos e treinamentos online, educador, escritor e comunicador experiente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você