[ editar artigo]

Como criar roteiro de aula para curso-online e ter engajamento?

Como criar roteiro de aula para curso-online e ter engajamento?

Criar roteiro de aula para curso-online deve estar além do improviso. Para proporcionar uma melhor experiência aos alunos e promover engajamento incrível, você, como educador, precisa obedecer princípios didáticos fundamentais no seu plano de curso.

Aprenda com este texto a construir roteiro de aula para curso-online, de forma metodológica, com incrível benefício de engajamento para seu curso-online.

E este texto é justamente para lhe dar condições metodológicas para traçar o melhor caminho criativo, capaz de desenvolver um roteiro consistente, para cada aula.

Certamente, a metodologia aqui presente é simples, mas muito eficaz diante o processo de aprendizado almejado por você. Para além deste processo criativo sobre a aula, você precisa intensificar cada vez mais este processo em outras instâncias criativas relativas ao seu curso-online.

Roteiro de aula para curso-online

O termo aula online, como processo didático, é bastante semelhante às experiências presenciais. Pois, seja de caráter ocular ou virtual, o discurso didático sempre terá discurso de objetividade expositiva.

Claro que não podemos ignorar a interação entre aluno e educador pela instantaneidade das abordagens de caráter esclarecedor. Mas, esse processo tende a ser substituído à medida que as ferramentas de comunicação sejam integradas ao processo didático, tal como os grupos exclusivos, sejam pelo Facebook ou por outra ferramenta de criação de ambiente online ou salas online para as postagens das aulas de seu curso-online.

Abaixo segue o desenho de um mapa mental explicando a metodologia para criação deste roteiro de aula. Vale lembrar que essa metodologia serve também para criar vídeos para YouTube, além de também outras mídias, sejam elas em formato de PODCASTs, E-BOOks, SLIDES, INFOGRÁFICOS, entre outros materiais de organização textual e comunicação.

Infográfico para criação de roteiro de sua aula online.

Clique aqui para fazer o download deste infográfico para criar roteiro de sua aula online.

As partes do roteiro de aula para curso-online

Certamente, você pode perceber que o roteiro é dividido em quatro partes: INTRODUÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO; ABORDAGEM DO TEMA e CONCLUSÃO. No entanto, claramente, há inserções de aberturas de intertextualidades por âncoras retóricas.

O que é a âncora retórica dentro de um roteiro de aula para curso-online?

Trata-se da referência sobre assuntos e temas relativos ao contexto, porém, sem aprofundamento. Este tipo de recurso de comunicação estabelece compromissos com a trilha de aprendizado percorrida pelo aluno.

Âncoras retóricas podem ser usadas em diferentes momentos, pois não há regra sobre quantidade, mas a presença delas de forma discreta permite renovações e engajamento. Ao ser impactado por âncoras retóricas, o aluno atende este estímulo renovando seus objetivos em prol do propósito de transformação regido pelo curso-online.

As âncoras retóricas não podem fazer você fugir do tema. Portanto, atente-se a isso.

Introdução do roteiro de aula

A introdução é a mensagem clara sobre do que se trata a aula online. Mais importante do que qualquer tipo de saudação, vale lembrar que o aluno tem menor tolerância pelas mensagens.

Portanto, clareza sobre esta mensagem inicial, projetando objetividade sobre o tema e o seu propósito didático são fundamentais para construir um relacionamento de grande positividade e engajamento.

O tempo estimado para esta introdução é pequeno. Obviamente, respeitando as exceções sobre promessas de aprendizado, há um tempo médio em torno de 15 segundos que pode dar referência para sua aplicação.

Contextualização do tema sobre a experiência de aprendizado

É muito importante você justificar a relevância de suas escolhas didáticas. Essa justificativa está, diretamente, associada ao contexto que o tema da aula tem a ver com o ecossistema do curso-online.

Outro aspecto de argumentação sobre a relevância do tema é associar ela a dificuldades de sua aplicação ou experiência, além de erros, operações equivocadas, processos mais complexos para realizações propositivas à atividade ou à transformação.

Tudo isso é entrelaçado a um contexto. E tudo isso deve ser demonstrado ao aluno por argumentação sobre o contexto relativo ao tema, ao curso-online e ao mercado ou área que acolhe esta atividade em destaque.

Abordagem do tema a ser discorrido no roteiro de aula

A abordagem é o momento de entrega. Obviamente, suas argumentações devem ser aprofundadas dadas as circunstâncias didáticas. A entrega desta solução, ou da promessa realizada na introdução, precisa ser realizada aqui.

Certamente, este processo deve ser claro, direto, objetivo, simples. Assim, diminui-se os ruídos de comunicação e o processo de aprendizado flui em sua melhor potencialidade.

Dentro do eixo temporal relativo a uma média de 15 minutos para cada aula, você pode privilegiar muito este momento no roteiro. Assim, para cada sub-tema ou slide que você organiza, procure contar com o tempo de argumentação relativa a 3 ou 4 minutos. Assim, é possível você controlar o volume de conteúdo para o planejamento de suas aulas.

Conclusão e o fechamento das ideias para o passo seguinte

Concluir seus pontos e processos de aprendizado deve ser feito também de forma planejada. Há professores que usam este momento também para criar algo que dê o caráter de rememoração. Isso é bastante pessoal, mas deve ser também fonte de planejamento para as argumentações finais.

Procure também reforçar esta conclusão com âncoras retóricas, principalmente, sobre questões ainda a serem abordadas dentro do módulo atual em evidência ou dos módulos seguintes.

Isso faz o aluno compreender que houve um fechamento sobre a experiência de aprendizado e pode praticar o conhecimento de forma plena. Porém, se o aluno se sentir sem o fechamento por falta de objetividade nas etapas anteriores do roteiro de aula, o engajamento poderá ser comprometido.

Por que se preocupar com engajamento em aula online?

Essa pergunta é bastante recorrente aos produtores desavisados. Para você ter incríveis experiências didáticas, ou seja, pessoas concluindo seus cursos-online, você precisa também pensar no processo de engajamento.

Hoje em dia, cerca de 12% das pessoas ingressas em algum curso-online conseguem concluir seus cursos e se certificar. Essa média vem de institutos especializados em aferir as experiências de plataformas de ensino à distância. Essa média é tolerável e usada para determinar se o curso tem maior ou menor poder de interesse.

Com esta metodologia apresentada aqui, com alto poder de engajamento, obtivemos validações com mais de 95% de alunos concluindo cursos-online produzidos com essa metodologia. Isso significa um avanço considerável dentro do mercado de cursos-online.

Estes ajustes de roteiro de aula para curso-online, associados a outras escolhas estratégias para elaboração do curso-online, transformam a experiência do aluno em processo de transformação com grande poder de impacto sobre os alunos.

E isso também é a resposta para a metodologia apresentada aqui com alto poder de engajamento.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler conteúdo completo
Indicados para você