[ editar artigo]

Como ser professor de curso online?

Como ser professor de curso online?

Professor é a premissa máxima de qualquer experiência para transmissão de conhecimento, correto? Sim. Porém, não precisa deixar de produzir seu próprio curso online por conta desta prévia falta de experiência didática.

Nesta postagem trago uma reflexão sobre a atividade de ser professor. Este conhecimento dará a você condições para exercitar a prática docente em qualquer segmento ou área de atuação.

Resumo desta postagem:

  • A missão do professor;
  • Diferenças entre ensino presencial e ensino online;
  • Como ser professor de curso online;
  • Técnicas didáticas principais

Por isso, leia tudo até o final para compreender melhor as dinâmicas de comunicação didática capazes de dar a você esclarecimentos sobre o tema.

A missão do professor

A missão de ser professor está alinhada a sua essência de transmissão do aprendizado. Além disso, tal propósito também se baseia num processo de transformação.

E o mais incrível: a transformação é de ambas as partes envolvidas neste processo didático.

A missão didática é a sua capacidade de realizar a transformação no seu aluno. Ele aprendeu aquilo que foi proposto? Desta forma, há aplicação da missão do professor.

Quanto mais clara for sua capacidade de transmitir, efetivamente, tal conhecimento para seus alunos, maior será sua impressão de realização dos objetivos.

E isso motiva demais!



Diferenças entre ensino presencial e ensino online

Neste vídeo, faço uma reflexão bastante positiva sobre as diferenças entre as dinâmicas didáticas de aprendizado sobre estas duas modalidades, ou seja, presencial e online.

Como ser professor de curso online?

Para realizar a incrível tarefa de ensinar, você precisa ter a paciência de aprender. Essa premissa é fundamental para o professor, orientador, facilitador didático que privilegia a responsabilidade.

Certamente, você entenderá que a postura didática é a mesma para experiências de aprendizado presencial e online. Porém, isso faz os produtores de cursos online travarem na hora de começar seu projeto.

A diferença está na relação interpessoal entre o interlocutor e o receptor da mensagem didática.

Vale ressaltar aqui, tal como no vídeo desta postagem, que há uma distinção de dificuldade em quem produz o curso online, não quem consome.

Quais as diferenças entre estas modalidades?

Enquanto na modalidade online há grande vantagem sobre a preservação do registro deste conhecimento, no presencial há uma grande imersão da experiência de aprender.

Há trocas instantâneas de mensagens entre o facilitador e o aluno diante as experiências de enino presencial. Porém, o extrato comunicativo é efêmero, não há registro das falas, argumentos e práticas do aprendizado.

No ensino online, há registro e liberdade dos alunos em repetir o conhecimento na velocidade que lhe for conveniente.

Técnicas didáticas principais

As técnicas didáticas mais relevantes para o processo de aprendizado diz respeito ao posicionamento que o professor deverá pregar em suas estratégias de aprendizado.

Quais são estas técnicas?

  • Clareza de argumentação
  • Paciência
  • Disposição para aprendizado
  • Repertório Cultural
  • Criatividade
  • Segurança
  • Controle de conflitos
  • Responsabilidade moral e ético
  • Atualização técnica

1 - Clareza de argumentação

Certamente, em qualquer momento, clareza de argumentação faz você ter melhores condições de transmitir seu conhecimento. Portanto, evite expressões dúbias ou períodos extensos de afirmações confusas.

Seja simples. Absolutamente, simples. A simplicidade é rica e eficiente. Não floreie ou infle aquilo que possa ser transmitido de forma simples.

2 - Paciência

A paciência parece ser um remédio que traz benefícios para muitas dificuldades e conflitos. Por isso, invista nisso. A paciência é uma das qualidades mais importantes do professor.

Tenha paciência para repetir argumentos ou transformá-los em outras formas de transmissão do conhecimento. Não subestime os alunos. Saiba que eles também podem ensinar você a ser um profissional melhor.

3 - Disposição de aprendizado

Qual é o professor que sabe tudo sobre sua profissão? Nenhum. Já dizia Sócrates que sabia de uma coisa, sabia que nada sabia.

Exercite o aprendizado, seja na experiência das aulas ou na atualização de seu campo de atuação. Atualizações e aprimoramento são essenciais para um professor de responsabilidade com a missão de ensinar.

4 - Repertório Cultural

É incrível como tudo aquilo que você possa ter passado em sua vida vira repertório cultural. Inclusive, atividades, experiências e ações que não estejam, diretamente, atrelados a sua condição de docência.

Ser professor é compreender que sua capacidade de interligar contextos possa trazer visões de aprendizado sobre o objetivo didático. Você pode encontrar em áreas distintas interlocuções para práticas do que está ensinando. E isso é incrível!

5 - Criatividade

Uma das qualidades mais incríveis do professor é a criatividade. Este processo traz uma riqueza de argumentos e práticas que podem surpreender os alunos.

Construa dinâmicas práticas levando em consideração simulação daquilo que espera dar como propósito de transformação aos seus alunos. Saiba que a criatividade será fundamental para manter o engajamento dos seus alunos durante a experiência de aprendizado na jornada didática deles.

6 - Segurança

Curso online depende de confiança. Caso contrário, você poderá comprometer a dinâmica didática de turmas ativas ou até futuras turmas em eventos didáticos. Você precisa exalar segurança.

A confiança na dinâmica do aprendizado de forma online, bem como o conteúdo que você está disponibilizando, precisa trazer confiança aos alunos. Segurança é sua premissa fundamental, seja ela em relacionamentos anteriores ao aprendizado, como um lançamento de curso online, ou durante a jornada didática, após inscrição.

7 - Controle de conflitos

Haverá conflitos. Você deverá ser um mediador deste tipo de situação. Alunos poderão contestar aquilo que você está ensinando. Por isso, é importante ter consciência que sua experiência e especialidade devem ser o vetor destes conflitos.

Mas, não desmereça esses momentos ou desrespeite os protagonistas desta situação. Já vi conflitos entre professor e aluno, bem como alunos com outros alunos. O que você precisa é mediar, mas não abrir mão de sua responsabilidade para qualificar o conflito para a busca da positividade.

Aprender é por consequência um processo delicado. Por isso, não desmereça esse momento e respeite quem esteja nesta situação. Caso você seja o alvo, enfrente com argumentos e não perca a elegância ou educação.

8 - Responsabilidade moral e ética

Um dos valores fundamentais de qualquer processo de aprendizado é a régua moral. Se este tipo de premissa não estiver claro, provavelmente, o processo não se sustentará por muito tempo.

Você define estas regras morais e éticas. No entanto, também devem compreender que é seu exemplo que define a dinâmica dos valores instituídos na turma. Honestidade, verdade, educação, elegância, respeito à diversidade, tudo isso são valores essenciais em qualquer dinâmica social.

9 - Atualização técnica

Seu curso online, assim como você, devem estar sempre sendo atualizados, mesmo com os alunos antigos e formados. A atualização também deve ser uma premissa de sua conduta como profissional e professor.

Procure atualizações ou construa inovação em seu segmento e deixe disponível isso aos seus alunos.

Conclusão da postagem

Certamente, o processo de docência requer prática. Por isso, é fundamental também você buscar esta prática, mas sempre levando em consideração o impacto disso nos seus alunos.

Construa um ambiente saudável de aprendizado, seja para você e também para os alunos. Saiba que lecionar é uma prática nobre e viva. Ela é dinâmica e precisa ser sempre oxigenada com ideias e ações de congruência a valores morais e éticos definidos e claros.

Siga em frente em sua missão como professor de curso online e seja um vetor de transformação aos seus futuros alunos.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler conteúdo completo
Indicados para você