[ editar artigo]

Engajamento – entenda como ter isso em seu negócio online

Engajamento – entenda como ter isso em seu negócio online

Engajamento – por que isso é tão importante? Entenda agora como esse valor é tão relevante para o seu negócio, sua carreira e sua vida!

Por que ter tanto interesse por engajamento?


Etimologicamente, o termo engajar se originou a partir do francês engager, que significa “dar em garantia”, “empenhar” ou “dar como caução”.
O verbo engajar ainda pode ser utilizado no sentido de dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade.
Exemplo: “A menina engajou-se em terminar os estudos”.

https://www.significados.com.br

Certamente, para o fechamento desta pequena análise morfológica, o termo engajamento, portanto, significa o resultado de uma ação.

Logo, engajamento é o resultado de um estímulo capaz de provocar dedicação por parte de alguém, por parte de um grupo ou comunidade.

Desta forma, compreendemos como é relevante compreender o processo social capaz de gerar tal resultado sobre determinado propósito, ideia, entidade, marca, empresa, negócio ou até pessoa.

Engajamento é um resultado capaz de gerar fidelização. Mas, você deve compreender quais são as expectativas dos clientes sobre suas expectativas.

O novo termo do marketing é engajamento

Engajamento é a palavra da vez.

No entanto, esse valor sempre esteve presente, implicitamente, em todos os cases de sucesso no mundo digital. E não só no universo virtual, mas em tudo quanto é relacionamento humano.

Certamente, engajamento sempre foi evocado, porém, com outros termos, tal como fidelização, encantamento, propaganda boca a boca, indicação, etc… Veja quantos termos só aqui dizem respeito ao processo de engajar pessoas.

Por isso, engajar é a referência técnica, hoje em dia, para construir relacionamentos fortes e duradouros.

Neste sentido, as técnicas de engajamento, associadas aos processos de marketing, criam resultado planejado.

Marketing de engajamento é o entendimento mais eficiente

Assim, marketing de engajamento é o processo que encontra pessoas de interesse consumidor sobre determinada oferta, enquanto engajamento encanta esta exposição por atribuir valores encantadores a esta mesma oferta.

Engajamento é fundamental para você construir relacionamentos duradouros com clientes, fornecedores e colaboradores. Além disso, engajamento também fortalece sua capacidade de lucrar.

Como aplicar engajamento para resultados?

Para fortalecer sua comunicação em suas estratégias de marketing de engajamento, você precisa compreender que deve ajustar alguns elementos fundamentais em seu negócio.

  1. Qual o propósito de existência de sua oferta?
  2. Qual o conflito, dificuldade, dor ou necessidade que sua oferta se propõe a resolver?
  3. Qual o valor agregado que encanta as pessoas ao conhecer sua oferta?
  4. Qual o relacionamento benéfico que seu negócio desenvolve com os clientes?
  5. Como acontece o acolhimento sobre a experiência consumidoras pela sua oferta?
  6. Como seu negócio acompanha os clientes após a oferta contratada ou adquirida?
  7. Como você retoma o contato com os clientes depois de uma recusa de sua oferta?
  8. Como você retoma clientes que demoram a dar resposta sobre sua oferta?
  9. Como você se comportam como um facilitador do desejo dos clientes?
  10. Como você se preocupa com o cliente depois dele se afastar de seu negócio?

Estas perguntas são extremamente importantes para você tornar seu negócio muito mais humano. Porque seus clientes querem se conectar com negócios que lhes transmita acolhimento.


Afinal de contas, pessoas compram muito mais facilmente de pessoas. Tenho plena convicção disso faz anos. Tanto é verdade que algum tempo atrás eu fiz um vídeo falando sobre isso. Assista e comente suas impressões aqui.

O segredo de vender, com muito mais facilidade pela linguagem de vídeos, é fazer seu negócio se conectar com pessoas. Desta forma, elas estarão encantadas e o engajamento acontecerá com mais facilidade.


Empatia também é relevante

Outro ponto relevante para o processo de marketing de engajamento é a sua capacidade de gerar empatia. Diante deste valor, as pessoas têm mais afinidade e facilidade de se conectar, emocionalmente, com o seu negócio.

Portanto, empatia para o seu negócio, é a capacidade de gerar conexões emocionais diante as necessidades e desejos das pessoas que apresentam, de forma consciente ou não, sobre sua oferta ou similaridade.

Empatia é tão importante que eu fiz um vídeo falando sobre empatia nos negócios.

Como criar empatia? Isso é importante para você compreender como encantar pessoas e gerar engajamento para sua oferta e seu negócio.

Engajamento em cursos online

Você é um produtor de treinamento online? É um empreendedor que investe em lançamento de curso online? Caso esta seja a sua realidade, com certeza, você precisa se preocupar com marketing de engajamento.

Qual é a forma mais eficiente para gerar engajamento?

Certamente, dividindo conhecimento, informações, aprendizado ou reflexões relevantes você construirá elos com as pessoas que têm interesse a partir de suas necessidades.

Portanto, para construir engajamento de grande valor agregado, você precisa investir bastante em produção de conteúdo.

Os produtores de conteúdo sempre constroem encantamento a partir de seus materiais incríveis. Por isso, produzir conteúdo conecta clientes.

Em busca de negociações justas?

Por que existem cursos que têm inscrições por R$ 20,00 e cursos concorrentes com inscrições de até R$ 2.000,00? Porque o valor agregado sobre o custo maior é também bem maior do que seu concorrente de menor preço.

Engajamento é algo natural. Pois, esse resultado não pode ser provocado de forma superficial por tanto tempo. O senso de propósito é maior e estímulos superficiais não são duradouras.

O processo de engajar pessoas é fundamental para ofertas mais caras sobre sua concorrência. Por isso, encantar pessoas pelo valor agregado sobre sua oferta é importante.

Caso sua oferta não esteja encantando pessoas, elas lhe darão feedback sobre o custo praticado. Provavelmente, estarão esperando promoções, descontos ou volumes menores sobre o que você gostaria de fazer.

Trata-se de um processo natural

Falar sobre engajar pessoas não é algo simples. A complexidade deste processo está também na verdade sobre este valor.

Certamente, o propósito é o estímulo fundamental para gerar engajamento. Caso seu interesse seja apenas engajar por engajar, ou seja, sem se preocupar com a relevância disso sobre a sociedade, não conquistará ninguém por muito tempo.

Valores vazios não se sustentam. Por isso, tenha a sensibilidade de compreender que engajamento é o resultado, não o objetivo.

Lembre sempre de gerar valores sobre suas ofertas para trazer a impressão de vantagens aos clientes sobre seu custo. Desta forma, elas estarão sempre voltando para consumir mais de suas ofertas, simplesmente, porque elas se encantam com suas experiências consumidoras.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler conteúdo completo
Indicados para você