O engajamento dos alunos é motivo de preocupação dos produtores de curso online? Certamente que sim.
➡️ Neste entendimento, destaco aqui 7 dicas que trarão mais força de engajamento em seu curso online.
📌 Por que se preocupar com isso?
Um dos objetivos relevantes para a longevidade de curso online é a sua capacidade de produzir clientes ou alunos defensores.
Os alunos certificados trarão resultados práticos sobre o propósito de transformação.
Eles serão a vitrine e trarão a provação social sobre a oferta de seu curso ou treinamento online.
📉 Certamente, há estatísticas que comprovam a dificuldade de adesão dos alunos em cursos ou treinamentos que estejam em linguagem virtual.
Cerca de 12% conseguem ser certificados, principalmente, em cursos livres.
👁 Cursos que têm mais adesão são, justamente, aqueles que estão liderando seus segmentos com e-learning.
Por isso, tenha consciência de que o engajamento deve ser motivo de preocupação em suas estratégias didáticas e de marketing.
👉 Quais são estas 7 dicas de engajamento?
- Forte proposta de transformação;
- Linguagem acessível e didática;
- Roteiro pragmático de aula;
- Percepção de evolução pelo próprio aluno;
- Atenção exclusiva ao aluno;
- Dinâmicas de Gamificação;
- Âncoras didáticas durante o conteúdo.
🧿 Com estas dicas, a experiência de seus alunos será motivadora.
📎 Lembre-se sempre de monitorar a percepção deles sobre seu curso e tenha coragem para adaptar aquilo que possa ser desagregador.
1) Forte proposta de transformação
Saiba aqui como criar sua proposta de transformação:
2) Linguagem acessível e didática
Certamente, pode ser uma afirmação simples. Mas, isso está bastante deficitário ante a produção de cursos e treinamentos online.
Aliás, nem todo professor eficiente nas experiências presenciais pode se adaptar à linguagem virtual. Inclusive, escrevi um texto sobre isso levando em consideração as experiências da pandemia.
Saiba como adaptar sua comunicação ao perfil de seus alunos. Se eles têm demandas específicas, use estas demandas de comunicação para se conectar a eles.
Tenho alguns vídeos no meu canal do YouTube. Um destes vídeos, destaco aqui:
3) Roteiro pragmático de aula
Roteiro pragmático é aquele que dá a sensação de prática ao aluno.
Instrumentalizar o conhecimento é um dos grandes valores ao aluno que busca, efetivamente, a percepção do aprendizado em seu cotidiano.
Como fazer isso?
Reflita sobre o segmento que você atua e a proposta de transformação que seu curso online tem. Assim, conseguirá identificar a melhor forma de se comunicar levando em consideração o pragmatismo de seu conhecimento.
4) Percepção de evolução pelo próprio aluno
O aluno, durante sua jornada de conhecimento, precisa perceber a sua própria evolução.
Como faz isso?
Estabeleça pequenos objetivos práticos para que ele possa estabelecer dinâmicas de instrumentalização deste conhecimento adquirido. Assim, ele estará se percebendo diante a aprendizagem.
Se esse conteúdo for teórico, provoque debates a respeito dos temas. Ele poderá ser provocado a defender seu ponto de vista ante o conhecimento adquirido.
Ele se percebendo evoluindo, terá muito mais motivação para continuar sua jornada e o engajamento será orgânico.
5) Atenção exclusiva ao aluno
É importante que você tenha atenção ao que está acontecendo com seus alunos durante a jornada didática.
Se você não perceber e interagir com os alunos, eles não poderão se sentir pertencentes ao grupo. Pertencimento é um grande efeito de engajamento.
Não terceirize esse quesito. A interação deve ser feita pelo professor, facilitador, educador referência do projeto. Caso seja uma instituição, eleja que será o porta-voz do grupo e foque em interações verdadeiras.
É preciso fazer com que o aluno se sinta pertencente ao um ambiente exclusivo.
Como produzir isso?
Dê a este aluno / cliente a percepção de que ele tenha acessos exclusivos e dinâmicas de interação genuínas em ambientes pertencentes ao curso online.
6) Dinâmicas de Gamificação
Você sabe o que é Gamificação?
Gamificação é a aplicação de elementos de design de jogos e princípios de jogos em contextos não relacionados a jogos. Também pode ser definido como um conjunto de atividades e processos para resolver problemas usando ou aplicando as características dos elementos do jogo.
Jogos e elementos semelhantes a jogos têm sido usados para educar, entreter e criar engajamento por milhares de anos. Alguns elementos clássicos do jogo são; Pontos, emblemas e placares.
Quando você alia processos didáticos a gamificação, torna a experiência educacional mais interessante, motivacional e inspiradora.
Gamificação pode ser aplicada em diversos momentos. Ela pode estar presente em uma videoaula específica ou em dinâmicas externas ao ambiente de estudos.
Você pode usar a gamificação para estabelecer práticas e exercícios a serem abordados como conteúdos extensivos ou parte de alguma estratégia indoor.
Use e abuse da gamificação. Seja criativo e entenda como esse processo pode dar muito mais engajamento do que pode imaginar.
7) Âncoras didáticas estimulam engajamento
Você sabe o que são âncoras didáticas? Simples.
As âncoras são termos ou expressões que remetam ao conhecimento do curso online que ainda está por vir.
Trata-se de você criar expectativas sobre aquilo que ainda não foi apresentado, mas é de interesse do aluno saber que está programado tal assunto na jornada de aprendizado.
As âncoras didáticas são legais para criar esse elo de interesse com possíveis motivadores ou gatilhos que foram prometidos durante o lançamento do seu curso online.
Você pode, inclusive, programar essas âncoras e fazer delas parte da experiência didática.
Lembre-se, o importante é trazer o aluno com alta temperatura de expectativas até a certificação. E no final, ele se sentir realizado com o resultado atingido.
Produtor de cursos e treinamentos online, educador, escritor e comunicador experiente.