[ editar artigo]

Saiba quanto vale sua formação profissional

Saiba quanto vale sua formação profissional

A sua formação profissional vale dinheiro, você sabia disso? Neste artigo em demonstro como a sua formação como especialista é extremamente importante e como é possível resgatar todo esse investimento de volta.

E mais!

Além de resgatar este investimento, você precisa também ter lucro! Aqui você entenderá como sua formação profissional pode sim trazer rendas incríveis e justas!

Se você fosse uma empresa, qual seria?

Faça esse exercício agora mesmo! Este processo é importante para você gerar tangibilidade sobre tudo o que foi investido em sua formação até agora.

Que empresa pode representar você? Seria a Aple? Seria a Uber? Seria a Nike? Seria a Google? Ou seria aquela vendinha da vila que você lembra, mas não sabe como o dono sobrevive com aquele negócio do bairro?

Talvez esse tipo de comparação não seja tão fácil neste momento de visualizar. No entanto, você pode começar esse raciocínio compreendendo quanto investiu até agora.

Garanto que você irá se assustar com a fortuna investida até agora e irá querer retorno. Porém, antes de tudo, entenda mais sobre esse cálculo subjetivo que eu crio aqui a partir de agora.

Quanto você vale até agora?

Você como profissional vale hoje cerca de 1 milhão de reais. Isso porque quem foi o investidor deste numerário foi você mesmo!

A revelação deste texto é lhe mostrar como você acabou investindo cerca de 1 milhão de reais em sua formação profissional para se tornar o especialista que é na área que você atua.

Por que é preciso saber isso?

Porque você precisa fazer esse investimento todo voltar! Imediatamente! Quem é o investidor que aplica essa fortuna sem a mera previsão de um retorno com lucro? Por isso você precisa trazer de volta todo esse investimento e ainda colher o lucro sobre esse investimento. Como?

Você deve estar se perguntando:

Rafael, você agora viajou! Pirou geral nessa ideia!

Não pirei! Eu mostro isso nesse vídeo. Basta você clicar no vídeo e compreender melhor esta perspectiva.


Qual o processo para entender isso?

Lembre-se, os investimentos que foram acumulados ao longo de pelo menos 10 anos para conquistar sua formação profissional saíram do seu bolso. Caso você não saiba, foram mais de 43 mil horas de prática. Você sabia disso?

Como você investiu tanto dinheiro assim se nunca passaram esses valores em suas mãos? Simples. Seu investimento deve ser monetizado também pelo tempo, energia e atividade realizada ao longo de determinado período.

É mais ou menos a análise que os investidores-anjos fazem quando estão avaliando entrar numa empresa com capital financeiro.

Dinheiro não é só espécie

 Portanto, vale lembrar que você investiu em sua formação profissional estudando, praticando, experienciando situações, resolvendo conflitos, aprendendo a evitar erros ou dificuldades dentro da sua atividade.

Além disso, os investimentos diretos que você fez em mensalidades, inscrições de cursos, tempo de estágios sem remuneração, ou seja, tudo aquilo que foi gasto com dinheiro em espécie, de forma direta e indireta, fazem parte deste volume de investimentos invisíveis.

A influência do tempo sobre o dinheiro

Certamente, o dinheiro de 10 anos atrás não tem o mesmo poder de compra que o dinheiro em seu bolso, atualmente.

Por isso, ainda precisamos levar em consideração o tempo e a desoneração deste valor monetário em comparação com o poder de compra que a moeda oficial brasileira sofreu ao longo dos anos.

Se você parar para fazer o cálculo desta engenharia de formação profissional independente de sua especialidade, pode se assustar com o resultado.

A média deste investimento gira em torno de 1 milhão, isso sem levar em consideração formações que exigem maior tempo ou recursos específicos, tal como a formação de medicina.

Por que compreender esse investimento em sua formação profissional?

Certamente, a compreensão sobre estes investimentos traz necessidade de retorno, não é mesmo? Por isso, você precisa compreender também que resgatar esses valores é um compromisso a partir da conscientização desta situação.

Você merece resgatar e lucrar com todo o investimento realizado ao longo de sua carreira profissional. Resta saber: como?

Foi fácil fazer esse investimento em sua carreira profissional?

Imagine se hoje você fosse convidado a investir essa quantia em uma empresa. Agora imagine se você pudesse se comparar a esta empresa ao ponto de se enxergar nela em sua essência mais íntima. Como você reagiria a isso?

Agora imagine fazer esse investimento sem ter certeza sobre o retorno de seu investimento. Certamente, não há garantias e seu risco sobre perda é imenso. Imagine que o sucesso desta empresa seja ainda em cima de fatores que estão fora de sua alçada de controle.

É isso que você fez ao investir em sua formação profissional. Mas, calma. Não se trata de compreender a loucura feita por você até agora. Aliás, somos todos assim quando iniciamos nossa jornada de aprendizado em alguma especialidade.

Como não enxergar todo o investimento em você?

Tudo aquilo que eu trouxe a você como provocação sobre os investimentos aportados em sua formação profissional não são informações para frustração. Pelo contrário. Isso deve ser a gasolina para queimar no motor que impulsionará você a criar a solução deste cenário.

Há solução para resgatar esse investimento todo?

Sim!

Porém, há de se ter cautela e entendimento sobre o que significa o termo especialista.

Você é um especialista. Saiba disso!

O termo em questão, pelo menos neste texto, não está vinculado à nomenclatura acadêmica da formação stricto sensu.

Outro ponto importante a ressaltar é que entendo por especialista os profissionais que não tiveram formação acadêmica.

Atividades como eletricista, mecânico, carpinteiros, ou seja, atividades profissionais que têm seu valor na sociedade, mas não compõem o espectro acadêmico para sua existência.

Dito isto, meu nobre, vamos às considerações.

Como resgatar este investimento?

O foco de suas ações a partir de agora é estabelecer uma estratégia direta e simples. Ela precisa trazer resultados monetários para tudo aquilo já discriminado como investimento em sua carreira.

É ou não é verdade? Tenho certeza que você concorda comigo!

A resposta para a pergunta é simples e objetiva. Aliás, digo sempre isso em minhas palestras de comunicação e produção de conteúdo:

Você precisa investir em um curso online de sua autoria. Nada será mais justo do que lucrar, diretamente, com o fruto de sua formação. Ensinar pessoas é uma atividade incrível e, provavelmente, a atividade mais lucrativa sobre o capital já existente, mesmo que de forma subjetiva, na empresa chamada VOCÊ.

Portanto, produzir seu próprio curso online é a solução plena para resgate do investimento aportado para sua formação profissional.

Este tipo de estratégia faz você ir além do desejo de criar um projeto educacional vinculado a sua competência. Estou falando de você se tornar empreendedor de seu capital mais relevante, ou seja, seu conhecimento sobre a atividade ou área que atua.

Curso Online é o produto sobre seu investimento

Criar criar curso online é uma forma de resgatar todo o capital social que você emprestou para as diversas instituições já associadas a você, seja por caráter profissional ou por parcerias breves.

Você também fortaleceu marcas de instituições. Permitiu que elas usassem sua capacidade de aglutinar pessoas para engajar pessoas, alunos, indivíduos.

Por essas e tantas outras motivações que acabei até formatando um treinamento exclusivo para pessoas que se identificam com essa perspectiva. 

Compreendo exatamente esse ponto de vista. Eu também fiz as contas sobre o investimento que aportei para me tornar o especialista em comunicação e marketing que hoje sou.

Hoje crio campanhas e produções de cursos online. Não é mera coincidência, se você levar em consideração as áreas de especialidade que orbito.

Certamente, o reforço de meu propósito em contribuir com orientações técnicas capazes de qualquer pessoa criar seu próprio curso online é uma realidade para mim.

O plano para produção de curso

Eu criei um plano.

Eu criei toda uma estratégia baseada nas minhas experiências como produtor de curso online.

Isso porque eu passei pela fase da ignorância ao compreender que produção de curso online era a solução para tangibilizar um conhecimento subjetivo.

Eu queria muito que meu conhecimento fosse algo que pudesse gerar monetização. Assim, construí um plano. Construí um treinamento. E mais! Construí um treinamento online.

Se Machado de Assis estivesse vivo, hoje em dia, ele diria que meu curso tem a linguagem metalinguística como extrato fundamental.

Hoje esse treinamento está disponível com mais de 40 aulas gravadas em vídeo e disponíveis para quem tiver essa demanda.

Abordo também outros aspectos capazes de lhe dar mais força de engajamento, como produzir entrevista para ter mais interesse de seus alunos.

Como criar curso online?

A resposta está aqui! Clique neste link e entenda mais a respeito disso.

Pronto. Agora você tem tudo a sua disposição. Basta acessar este link e ter acesso ao meu treinamento.

Eu fiz ele exatamente para sanar qualquer dúvida, seja ela de caráter técnico, didático, processual, administrativo ou de comunicação. Tudo está nele. Você terá essa solução do início ao fim.

Sem pegadinha. Sem ilusão. Sem mimimi. A coisa está tão mastigada que você só terá o trabalho de aprender o caminho para a realização de seu curso online.

Afinal de contas, você precisa de uma estratégia para resgatar os investimentos em sua formação profissional. Lembra?

O que há no treinamento online?

O treinamento online Como Criar Curso Online está disponível e tem como ementa didática:

Módulo 1 - Montando o plano de curso

  1. Você entenderá como encontrar seu propósito de transformação;
  2. Como criar objetivo didático, promessa, objetivos e metas;
  3. Como criar o tamanho do curso adequado para seu conhecimento;
  4. Como fazer parcerias com equipes e colaboradores;
  5. Como criar um plano de negócios com esse plano de curso;
  6. Como preparar a produção de forma a otimizar tempo.

Módulo 2 - O que é essencial para produzir o curso online

  1. Como criar roteiro para vídeo-aula;
  2. Como controlar tempo, inserir ferramentas paradidáticas, criar dinâmicas de engajamento;
  3. Projetar autoridade, estabelecer âncoras didáticas;
  4. Como organizar o conteúdo para encaixar no sistema de educação online;
  5. Como administrar o conteúdo para a jornada de aprendizado;
  6. Como criar dinâmicas de reforço sobre o aprendizado.

Módulo 3 - Comunicação em vídeo

  1. Você entenderá como gravar com o equipamento disponível;
  2. Como gerar um calendário de produção de aulas e módulos;
  3. Diversos formatos de aulas, dinâmicas de comunicação didática;
  4. Dificuldades de interagir com a câmera, exercícios de destrave;
  5. Como estabelecer sub-objetivos e organizar ajustes de gravações;

Módulo 4 - A gravação do curso online

  1. Como escolher o melhor cenário, iluminação, ambiente sonográfico;
  2. Como gravar com celulares, dificuldades e dilemas;
  3. Tutoriais de edição para suas aulas;
  4. Sugestão de equipamentos e ambientes de gravação;
  5. Processos organizacionais de produção do curso online;
  6. Como preparar material para redes sociais.

Módulo 5 - Ajustando e Administrando o curso para os alunos

  1. Estratégias de comunicação de diferentes aspectos;
  2. Convergindo conteúdo de curso e de campanhas de marketing;
  3. Aspectos visuais de comunicação para redes sociais e curso online;
  4. Postagens de ambientes de sala de aula online e comunidades;
  5. Como diminuir a evasão de alunos durante a jornada de aprendizado;
  6. Como fazer ex-alunos comprarem novamente seu curso online.

Módulo 6 - Seu curso como negócio online

  1. Campanhas de marketing para divulgar seu curso online;
  2. Como fazer um lançamento de curso online com inbound;
  3. Como criar dinâmicas de engajamento;
  4. Como evitar ruídos de comunicação;
  5. Como produzir um canal de YouTube completamente otimizado;
  6. Como criar podcast para escalar audiências.

Totalmente em vídeos!

Totalmente prático!

Totalmente esclarecedor sobre as objeções que limitam suas capacidades de produção.

Por que dou acesso a toda minha experiência como produtor de conteúdo e cursos online?

Faço isso porque sou uma pessoa iluminada, samaritana?

No futuro explicarei a minha motivação sobre esta atitude. Se você realmente quiser saber sobre isso, comente aqui que eu lhe responderei até de forma mais rápida sobre isso.

O mais importante neste processo é você compreender que as informações estão disponíveis e você tem acesso a elas a partir de agora.

Agora está na sua mão.

O que você irá fazer com isso?

Inclusive, faço isso também para você não cair nas armadilhas de plataformas que lhe dão muito estímulo, mas não ensinam nada sobre dinâmicas didáticas eficientes. Uma dessas plataformas é a Udemy.

Sabe o que significa isso? Cursos e treinamentos online terríveis. Experiências de aprendizado que não chegam nem a entregar o que deveriam entregar como conhecimento básico.

Professores despreparados, didaticamente, criam verdadeiras tragédias e frustram pessoas que tentam aprender algo. 

Cuidado com isso!

Eu mostro tudo que você precisa saber dentro deste treinamento que até pode ser considerado um exercício metalinguístico. Porque eu divido muitas coisas que aconteceram na produção deste treinamento como exercício para a produção de curso online. Enfim. Acredito que agora você precisa entrar no link e conferir todo este treinamento.

Cadastre-se na plataforma. Clique aqui!

Tenho certeza que será uma experiência incrível para nós dois.

Vamos meter a mão na massa? Estou esperando seu alô lá no ambiente do curso online, ou seja, do meu treinamento com o título Como criar curso online. Agora, como já disse antes, está na sua mão.

Até breve.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler conteúdo completo
Indicados para você