[ editar artigo]

Hashtag no YouTube – por que isso é o ingrediente secreto dos produtores?

Hashtag no YouTube – por que isso é o ingrediente secreto dos produtores?

Hashtag no YouTube pode ser um ótimo recurso para aumentar ainda mais a retenção de público no seu canal. Os produtores de conteúdo, que compreendem a dinâmica de existência da hashtag no YouTube, criam engajamento muito forte com essa estratégia. Por isso, entenda aqui como usar essa incrível estratégia para seu canal de YouTube e criar resultados fortes de engajamento.

Resumo deste artigo:

  • Aplicação de estratégia para aumentar retenção de público no canal de YouTube;
  • Usar estratégia SEO para vídeos com uso da hashtag no título do vídeo;
  • Por que é importante aplicar esta estratégia para o canal;
  • Breve diferença entre experiências de aplicação da hashtag em redes sociais;
  • Oportunidade existente para aplicar estratégias SEO em vídeos do YouTube.

Certamente, o conteúdo deste texto irá esclarecer a você a relevância de se investir em estratégias vinculadas ao YouTube SEO. Alem disso, você entenderá como isso se conecta com demais estratégias associadas ao marketing digital.

Estratégia para aumentar engajamento do seu canal de YouTube e melhorar a entrega orgânica de seu conteúdo. Assista e aplique esta estratégia em seus vídeos.

O que é o YouTube SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é a prática em constante mudança de projetar conteúdo da web que irá classificar altamente em páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs). Como a pesquisa muitas vezes é o guardião do seu conteúdo, otimizar o site para pesquisa é necessário para atrair tráfego e aumentar o número de seguidores.

O YouTube SEO envolve otimizar seu canal, playlists, metadados, descrição e os próprios vídeos. Você pode otimizar seus vídeos para pesquisa dentro e fora do YouTube.

Um componente essencial do SEO do YouTube é aproveitar o poder do texto do seu vídeo na forma de transcrições, legendas ocultas e legendas.

Por que pensar em YouTube SEO?

Provavelmente, você deve estar se perguntando isso, pois pode não ter tanta experiência assim com processos de otimização. Não tem problema. Explico aqui a relevância de aplicar YouTube SEO em seu canal.

Um vídeo não pode se tornar viral se o Google não conseguir entender o que é. E, como os robôs do mecanismo de pesquisa não podem assistir a vídeos, eles dependem dos dados de texto que os acompanham para indexá-los corretamente.

Obviamente, um dos pontos principais para os robôs do Google perceber seu vídeo, em meio a uma imensidão de conteúdo, é o seu título.

Descrição e tags também são fundamentais. Mas muitos YouTubers não percebem que as legendas ocultas e as transcrições podem impactar, positivamente, o engajamento do usuário, o tempo de exibição, a visualização e, é claro, o SEO.

Hashtag no YouTube faz os mecanismos do Google aumentar suas chances de entrar no radar de sua audiência

Por que se preocupar com a retenção de público?

Vale lembrar que o YouTube gosta bastante de canais que consigam reter cada vez mais as pessoas em seus vídeos. Isso aumenta, consideravelmente, a facilidade para entrega orgânica destes vídeos ao público de interesse.

Quanto mais as pessoas surfarem em seu canal, cada vez mais assistindo a vídeos postados ali, mais o YouTube gosta de você como produtor de conteúdo e entrega com maior facilidade seus posts para a audiência que você foca.

Inclusive, fiz um vídeo falando a respeito disso e sugerindo uma estratégia incrível para você usar este recurso de YouTube SEO no seu canal. Confira aqui.

Hashtag no YouTube é a mesma coisa que no Instagram?

O uso da hashtag é bastante comum nas redes sociais para sinalizar determinado tema sobre o conteúdo postado. Seja ele em texto, imagem, infográfico, vídeo marketing ou outro tipo de conteúdo, há sempre objetividade temática.

Certamente, para facilitar a procura nas redes sociais, como não havia um buscador eficiente nestas plataformas de vínculo social, a hashtag veio para solucionar a velocidade de localização por temática.

O YouTube é a segunda plataforma de buscas no mundo e criar estratégias de engajamento fortalece suas chances de ter melhor performance de concorrência em seu mercado.

Desta forma, o YouTube adotou o recurso, tardiamente, porque nas redes sociais mais expressivas o uso das hashtags se tornou também fonte de interesse para acompanhamento dos internautas.

Hoje em dia, a hashtag pode ser usada de forma a melhorar de alguma forma as experiências sobre interesse de conteúdos postados nos canais do YouTube.

Por que é importante usar estratégias SEO no YouTube?

Para aumentar mais ainda a força de compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais e nos mecanismos de buscas do Google, é importante que você também faça a otimização deste conteúdo.

Otimizar significa ajustar, tecnicamente, seu conteúdo para ser encontrado pelas pessoas que buscam de alguma forma os temas relativos a sua produção de conteúdo.

Quanto mais otimizado estiver, principalmente, de acordo com o algoritmo de buscas do Google, mais facilidade você terá na entrega de seu conteúdo, seja ele em texto, imagem, vídeo marketing ou outro tipo de linguagem ou objetivo.

Por isso, é também relevante você se preocupar com as otimizações de vídeos. Isso porque o vídeo é uma linguagem de grande interesse das pessoas.

No entanto, ainda é bastante precária a sinalização das produções de conteúdo em vídeo capazes de facilitar a entrega dele, justamente, para quem deseja encontrar.

Eis que surge a oportunidade

Otimização de vídeos é bastante relevante sob a perspectiva de entrega orgânica. Isso é notável em inúmeras aferições sobre análise de dados dispostos pelos institutos de pesquisas especializados em marketing.

Com a otimização correta, seus vídeos estarão em evidência quando o tema relativo a este conteúdo for alvo do internauta.

Estratégias SEO são sempre recorrentes em textos publicados nos sites e blogs. No entanto, ainda é bastante carente as otimizações em vídeos. Posso apontar isso agora, mas essa janela de oportunidade está passando. Veja como se desenha, sob esta perspectiva, a oportunidade de eficiência do YouTube SEO em seu segmento.

Produtores de conteúdo que criam vídeos e otimizam eles com técnicas SEO têm mais oportunidades para entrar no radar da audiência que deseja atingir.

Use YouTube SEO para melhorar entregas orgânicas

Cada vez mais há produtores de conteúdo que usam as otimizações para se manter na concorrência de seus respectivos segmentos e até fazer lançamento de cursos.

Há hoje certa compreensão sobre a relevância de se otimizar vídeos uma vez que este processo ajuda a entrega do conteúdo de forma orgânica, ou seja, natural àquele internauta que busca tal tema de forma genuína.

Acompanhe sempre o canal do YouTube para ter acesso a estes recursos técnicos que você pode aplicar em seus canais. Assim, você terá a força de engajamento necessária para se manter na disputa pela atenção das pessoas que você espera encantar.

Estratégias de marketing de conteúdo são bastante eficientes, mas se você não compreender alguns recursos técnicos do marketing de engajamento, terá poucos resultados sobre as oportunidades que seus concorrentes, provavelmente, já aproveitam.

Como Criar Curso Online
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler conteúdo completo
Indicados para você